Central de Regulação

A central de regulação em saúde pública é um sistema de regulamentação para o atendimento eficiente da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse sistema busca dinamizar e garantir a qualidade nos atendimentos de diferentes portes, seja para a marcação de exames, seja para os atendimentos de urgência e emergência. A central de regulação atua no controle e na garantia desses atendimentos, evitando fraudes e negligências nas necessidades de cerca de 70% da população que dependem exclusivamente do SUS, segundo o Ministério da Saúde.

Em 2001, a ACONE foi fundada e colaborou com a implantação da Central de Regulação do estado de Sergipe, criando o cartão SUS virtual, com o qual o cidadão pode realizar seus procedimentos com um clique na tela. A era das enormes filas nas ruas Bahia e Geru chegou ao fim.

A Central de Regulação e a Gestão em Saúde Pública

A gestão em saúde pública utiliza a central de regulação para nortear o trabalho, identificar os pontos que precisam de ajustes, organização e desenvolvimento. Considerando a dimensão do SUS, em um país de proporções continentais, a central de regulação é um grande farol para iluminar os pontos que necessitam de ajustes. Um dos grandes aliados dos gestores em saúde é, sem dúvida, a central de regulação, que, vinculada ao uso da tecnologia, pode proporcionar grandes avanços. É comprovado que as centrais de regulação informatizadas no país possuem mais desempenho e organização com a utilização dos prontuários eletrônicos.

É nesse ponto que a ACONE se destaca. Oferecemos uma solução que se adapta às suas necessidades, sem a necessidade de adquirir o pacote completo de nossas soluções. Seu município pode contratar apenas o que é necessário para melhorar a sua gestão em saúde.

Protocolos de Atendimento Utilizados na Central de Regulação

Quando falamos em central de regulação na prática da saúde pública, podemos nos orientar por um exemplo claro: o protocolo de Manchester, um protocolo de atendimento internacional. A central de regulação adotou este protocolo para otimizar e organizar os atendimentos de urgência e emergência hospitalares. Organizado por cores (azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), onde o azul classifica os casos não urgentes e o vermelho os casos de emergência, o protocolo funciona como um grande filtro para o controle e organização dos atendimentos nos hospitais de acordo com a gravidade dos casos.

A Central de Regulação e Suas Vertentes Dentro do SUS

Como já mencionado, a central de regulação é responsável pela organização e otimização dos atendimentos hospitalares e afins. Além disso, a central de regulação é responsável por outros dois pilares da saúde pública do país: a regulação de atenção à saúde e a regulação do acesso à assistência.

A regulação de atenção à saúde envolve a contratação de funcionários, empresas e locais para viabilizar o atendimento à população, avaliação de desempenho dos serviços prestados, avaliação da gestão, levantamento dos índices epidemiológicos, entre outras funções. Também é responsável por cadastrar os cidadãos no Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Já a regulação do acesso à assistência abrange as relações entre unidades de diferentes níveis de complexidade, em âmbito nacional, estadual e municipal, seguindo os protocolos necessários para essas conexões. Esses protocolos são de responsabilidade da regulação do acesso à assistência, assim como o agendamento de consultas e procedimentos especializados.

Para esta e outras soluções na área de saúde, a ACONE está aqui. Entre em contato e encontraremos a melhor maneira de melhorar a gestão em saúde pública do seu município.